***QUEM SÃO OS QUE REPRESENTAM A REVOLTA DE CORÁ***
Judas 1:11 Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá.
CAIM =
sacrifício do que Caim (logo a oferta de Caim não foi por fé)
BALAÃO =
CORÁ =
2 Levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, eleitos por ela, varões de renome,
3 e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos exaltais sobre a congregação do SENHOR?
*****/É interessante observar que:
João 1:17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.
*****/ Note que os rebeldes foram os eleitos “pela congregação” e se rebelaram contra o eleito por DEUS, no caso= Moisés
Números 26:9 Os filhos de Eliabe: Nemuel, Datã e Abirão; estes, Datã e Abirão, são os que foram eleitos pela congregação, os quais moveram a contenda contra Moisés e contra Arão, no grupo de Corá, quando moveram a contenda contra o SENHOR;
*****/ Note que os rebeldes de “HOJE”,são os eleitos TAMBÉM PELA CONGREGAÇÃO,como aqueles; e se rebelam contra o ELEITO POR DEUS,no caso= o Senhor Jesus.
Judas 1.8 Ora, estes, da mesma sorte, quais sonhadores alucinados, não só contaminam a carne, como também rejeitam governo (SINGULAR)e difamam autoridades superiores.
REJEITAM = grego: “atheteo” = por de lado,desprezar,negligenciar,dar pouca importância.
GOVERNO= grego: “kuriotes” = domínio,poder.senhorio.
***( observe que é “govern(O)” no singular demonstrando o governo divino, e não govern(OS) COMO SE FOSSEM OS DIVERSOS GOVERNOS HUMANOS.
AUTORIDADES SUPERIORES= grego: “doxa” = autoridade divina: algo que pertence a Deus; algo que pertence a Cristo; autoridade dos anjos.
*****CONCLUSÃO*****
CONCLUIMOS dos textos acima, que as pregações que ouvimos afirmando que os crentes que se rebelarem contra uma determinada liderança eclesiástica estarão incorrendo no exemplo de CORÁ, não passa de pregação tendenciosa, enganosa, saídas das tribunas do terror, para MANIPULAR as massas. NÃO INCENTIVO REBELIÃO DE FORMA ALGUMA, mas me sinto no dever de mostrar a verdade escriturística
Os textos mostram claramente que a rebelião de Corá procedeu dos escolhidos pelo homem,na congregação (e não dos congregantes comuns) contra o escolhido de Deus MOISÉS.
Se transportássemos para a igreja essa passagem, fica claro que se referiria aos consagrados pelo homem nas denominações, que não fazem caso da doutrina de Cristo(e dos apóstolos) e modificam a pregação do evangelho a seu bel-prazer. Isso é REBELIÃO e contra o UNGIDO de Deus, o SENHOR JESUS.
A paz de Cristo a todos.
Ponta Grossa – Pr – Brasil. 09/01/2019
Antonio Oliveira Andrade